top of page

NOVA ANDRADINA

  • Foto do escritor: Laura Seligman
    Laura Seligman
  • 25 de mar.
  • 4 min de leitura

ree

Lucas Artur e Noysle Carvalho


Nova Andradina é a sétima maior cidade de Mato Grosso do Sul, com cerca de 50 mil habitantes, localizada na mesorregião leste de Mato Grosso do Sul, fica a cerca de 300 km de Campo Grande. A “capital do Vale do Ivinhema” tem uma economia que gira em torno, principalmente, do agronegócio, em especial o abate de bovinos e ocupa a nona colocação no PIB do Estado, dado que lhe rendeu o título de “Capital do Boi”.

O jornal “Nova News” produziu 14 notícias na editoria de política entre o período de 1º a 28 de fevereiro. Dessas, em oito aparecem mulheres, sejam citadas, coadjuvantes ou protagonistas. Porém em apenas três estão em destaque tanto na capa como na sequência das respectivas matérias, sendo elas:


“‘Batalhão feminino’: lideranças de Batayporã chamam a atenção em sessão solene”

A notícia foi publicada em 4 de fevereiro e foi redigida por Bárbara Ballestero e tem como foco a presença feminina na Prefeitura e no Legislativo em Batayporã (MS). É uma notícia que dá destaque às mulheres e a sua presença no controle da cidade, dá uma boa imagem a elas, cita que a participação delas é um avanço à equidade de gênero e cita como que a cidade sai de um Legislativo sem presença feminina para uma cidade que foi uma mulher como mais votada ao cargo de vereador.


“Márcia Lobo é confirmada como líder do prefeito Dr. Leandro Fedossi na Câmara; Podemos amplia influência no Legislativo”

Publicada em 5 de fevereiro e redigida por José Portela, é uma notícia que é dividida em dois enfoques: o primeiro diz respeito a escolha da vereadora de Márcia Lobo (Podemos) como líder do prefeito na Câmara, e o segundo é aumento de influência do partido Podemos na cidade de Nova Andradina. A presença de Márcia Lobo na notícia é bem destacada mas que, ao final, serve apenas como uma face ao conteúdo principal da matéria. Sua presença não é menosprezada no texto e, pelo contrário, é tida como uma escolha sensata no jogo político da cidade.


“Histórico: Mesa Diretora da Câmara de Nova Andradina tem duas mulheres pela primeira vez”

Notícia publicada em 7 de fevereiro e redigida por José Portela, aborda o fato histórico de que duas mulheres se tornaram parte da Mesa Diretora da Casa, da Câmara de Vereadores, “refletindo um avanço na representatividade feminina no parlamento municipal”. Notícia que Márcia Lobo assume o cargo de 1ª vice-presidente e que Gabriela Delgado (MDB) ocupa a posição de 1ª secretária, compondo a nova Mesa. Cita as duas mulheres de forma positiva e foca na presença feminina e, de certa forma, na representatividade delas na Mesa. Retoma o fato já noticiado que Márcia Lobo é líder do Executivo e dá pouca ênfase no presidente eleito da Mesa, que foi citado apenas uma vez.

As matérias que não dão destaque, apenas citam mulheres e elas têm pouco ou nenhuma importância no texto:

“Harmonia predomina na Câmara em sessão sem discursos de oposição”

Também publicada em 5 de fevereiro pelo jornalista José Portela, o texto conta sobre a primeira sessão da câmara dos vereadores de Nova Andradina e são citadas apenas duas mulheres, sendo elas, a primeira vice-presidente da câmara, Marcia Lobo e a primeira secretária, Gabriela Delgado, apesar de citadas não tiveram destaque no decorrer da notícia.


“Hashioka minimiza CCJR e diz preferir atuar em comissões onde tem ‘expertise’”

A notícia foi postada em 12 de fevereiro e escrita por José Portela e noticia a ausência do deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) e a única vez que citam uma mulher na matéria contextualizam que o prefeito Dr. Leandro Fedossi (PSDB), venceu Dione (sem o uso de seu sobrenome), que é esposa de Hashioka.


“Carlos Bernardo, ex-morador de Nova Andradina, filia-se ao PT”

Redigida por José Portela em 18 de fevereiro, notícia que Carlos Bernardo filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT). A matéria apenas cita duas mulheres, não dando destaque.


“PSDB de MS define preferências para fusão; veja como cada cenário impacta Nova Andradina”

Mais uma vez redigida por José Portela e publicada em 21 de fevereiro, fala sobre a presença do PSDB no estado e como ela afetará a cidade de Nova Andradina com a possível fusão partidária com o PSD. Só se fala de duas mulheres: Renata Abreu, como presidente nacional do Podemos, e Márcia Lobo como líder do Executivo da Câmara; as duas são apenas citadas na matéria e de forma neutra.

“Prefeito de Batayporã, Germino Roz, representa Assomasul e destaca importância do municipalismo em evento da AGEMS”

A notícia divulga o evento que ocorreu na Agência Estadual de Regulação de Serviços de Mato Grosso do Sul e contou com a presença de apenas uma autoridade, o chefe do Executivo de Batayporã que estava representando todos os outros prefeitos do estado. O evento ainda teve a presença do governador e de sua esposa, que ao ser citadas duas vezes foi relembrada sua “posição” de primeira dama.

O histórico de vereadoras na Câmara Municipal de Nova Andradina, é marcado pela presença de apenas uma mulher por legislação, tendo algumas que não houve nenhuma. Na 15ª legislação, de 2021 a 2024, esse número cresceu para três vereadoras presentes na casa de leis. Márcia Lobo (Podemos) e Gabriela Delgado (MDB), são nomes que possuem destaque nas matérias, por terem sido eleitas novamente e pelo destaque que as duas possuem na política local, e também Cida do Zé Bugre (Podemos), não eleita na nova legislatura.

As vereadoras eleitas Márcia Lobo e Gabriela Delgado, são duas entre os 13 vereadores eleitos em 2024.

 
 
 

Comentários


bottom of page